Com a intenção de valorizar o segmento empresarial do município e oferecer maiores oportunidades ao setor, a prefeitura de Nova Veneza, em parceria c
Com a intenção de valorizar o segmento empresarial do município e oferecer maiores oportunidades ao setor, a prefeitura de Nova Veneza, em parceria com o Sebrae/SC e outras entidades colaboradoras, promove a Semana do Empreendedor. Com início nesta segunda-feira, dia 29, as feiras, exposições e palestras seguem até sexta-feira, dia 2, na área coberta da cidade. O evento é gratuito e aberto ao público da região.
A semana contará com uma feira de negócios de mais de dez parceiros com consultorias para alavancar negócios, além de palestras com os melhores profissionais do mercado regional no Teatro Municipal. Os dois CNPJs ativos mais antigos de cada segmento no município serão homenageados. No total, 12 empresários devem receber a honraria.
Segundo o secretário de Planejamento e Urbanismo de Nova Veneza, Felipe Furlan, várias entidades irão fomentar a Semana do Empreendedor, inclusive, a Casa do Empreendedor do município estará operando em horário especial para agilizar abertura de novas empresas. A Caixa Econômica, Banco do Brasil, Sicoob e Sicredi também participarão, disponibilizando empréstimos, microcrédito e muito mais.
O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e Material Elétrico de Caravaggio (Simec) ofertará vagas de emprego. A Satc, que atua com os alunos do município, também estará presente. Além de uma feira de agricultura familiar e várias entidades de fomento.
“É uma semana para oportunizar aos empresários e empreendedores de Nova Veneza, acesso a orientação empresarial”, explica o analista de projetos do Sebrae/SC, João Alexandre Guze. “Uma pequena feira de atendimento na rua coberta e, no último dia, um evento de premiação e reconhecimento aos empreendedores locais, contando um pouco da sua história no município”, acrescentou.

Abertura de empresas em menos de uma hora
Hoje, é possível abrir uma empresa em menos de uma hora no município. Isso se deve à parceria com o Sebrae/SC. O programa Cidade Empreendedora, como é chamado o projeto, cria um ambiente favorável para o surgimento de novos negócios de apoio empreendedor através de uma legislação mais eficaz.
“O Sebrae foi muito importante para o município na questão de atualização da legislação. A demora de abertura de empresas não era ineficiência do Poder Público, e sim os entraves da nossa legislação. Fizemos a contratação do Sebrae/SC para que eles atualizassem a nossa legislação, para que a gente agilizasse a abertura de empresas”, reforça o secretário de Planejamento.
A partir disso, passa-se para uma nova etapa: fomentar o empreendedor. “Hoje, a prefeitura não trabalha visando lucro, temos que trabalhar para o munícipe, se incentivarmos ele a empreender, daqui a pouco ele está gerando renda e fortalecendo o município”, salienta Furlan.
Confira a programação de palestras no Teatro Municipal:
29/05 às 19h – Palestra: Ferramentas Básicas para o Marketing Digital, com Alessandra Schinaider (Sebrae/SC)
30/05 às 19h – Palestra: Contabilidade Básica para Empresas, com Hemilly Ramos Ferreira (Ferreira Contabilidade Digital)
31/05 às 19h – Talk: Cases de Sucesso sobre Empreendedorismo, com Marcos Aurélio Spilere (Nobre Indústria de Peça); Clenir Possamai (Grupo Ghelere); Damylla Damiani (Damyller Comércio de Confecções); Alcides Disner (Agroindústria Disner)
Confira as consultorias na feira da rua coberta:
29 e 30/05 (8h30 as 17h) – Consultoria em Marketing, com Alessandra Schinaider (Sebrae/SC)
31/05 e 01/06 (8h30 as 17h) – Consultoria em Finanças e Planejamento, com Anderia Messaggi (Sebrae/SC)
02/06 (8h30 as 17h) – Consultoria em Regularização de MEI, com Lilian Oliveira Thiesen (Sebrae/SC)