Uma cidade turística: é assim que já podemos definir Criciúma. E a cada dia que passa ela se transforma ainda mais em um município atrativo para rece
Uma cidade turística: é assim que já podemos definir Criciúma. E a cada dia que passa ela se transforma ainda mais em um município atrativo para receber visitantes. Começou com a construão de três parques, em seguida a cidade recebeu o Parque Astronômico Albert Einstein E=mc², além de já contar com a Mina de Visitação. O governo também está preparando o Parque da Santa Luzia, a Rua Coberta e o Mirante Realdo Santos Gugliemi, no Morro Cechinel. A novidade para o setor, agora, é a construção de uma estação com passeios de trem no Distrito do Rio Maina.
“É um projeto de incentivo ao turismo em parceria com a Fundação Cultural de Criciúma (FCC) e Ferrovia Tereza Cristina. Em 1940, havia uma estação de trem em frente ao Parque dos Imigrantes, no Rio Maina. Com isso, resgatamos o projeto arquitetônico e fizemos uma planta próxima, não igual, mas com as mesmas medidas e características. Ela deve ser construída em frente ao parque, com o objetivo de fomentar o turismo”, explica Natalia Comin Fabris, gerente administrativa da Secretaria de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana de Criciúma.

A Prefeitura de Criciúma precisa de uma autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para a construção da estação. Atualmente, existe uma linha férrea da Ferrovia Tereza Cristina no local. “O projeto conta com 95 metros quadrados de edificação. Ainda teremos uma passarela que inicia na Rua Três e interliga o Parque dos Imigrantes. Serão 121 metros de passarela. É um projeto que trará ainda mais desenvolvimento e turismo para a cidade e para a região do Rio Maina”, comenta Natalia.
Passeios: como serão realizados?
O presidente da FCC, Joster Favero, afirma que a Ferrovia Tereza Cristina já possui um roteiro estruturado de passeios de trem. “Existem passeios que vão para as cidades de Siderópolis e Urussanga, por exemplo. Queremos aproveitar que o trilho passa em frente ao Parque dos Imigrantes e utilizá-lo para o turismo. Realizamos uma pesquisa histórica e percebemos que em frente ao parque possuía uma estação de trem e, por isso, do resgate e do local escolhido”, comenta.
Ainda não há uma definição dos passeios, mas a intenção é que aconteça todos os fins de semana com roteiros para Siderópolis, Urussanga e quem sabe Laguna. “Nossa ideia inicial é que nos finais de semana tenhamos os passeios. Podemos ter passeios com até 200 pessoas. Porém, precisamos ver a adesão do público”, observa.
O objetivo da FCC é que o turista conheça outros lugares de Criciúma antes de chegar na estação. “O primeiro passo foi o projeto, agora precisamos licitar e amadurecer a ideia com Ferrovia Tereza Cristina. É um equipamento turístico que vai complementar a rota que já temos disponível, ou seja, Mina de Visitação, Parque Astronômico, Mirante e, agora, o trem. Criciúma estará em outro patamar turístico”, destaca. “O ponto de saída do trem será esta estação em frente ao Parque dos Imigrantes e segue viagem”, acrescenta.
Criciúma é destaque no Mapa de Regionalização do Turismo
Na última quarta-feira, dia 3, foi divulgado o relatório do Mapa de Regionalização do Turismo, do Ministério do Turismo (MTur), que coloca Criciúma, pelo segundo ano consecutivo, na categoria B. O documento é fundamental para qualquer ação ou projeto que se proponha perante o órgão do Governo Federal. A divulgação ocorreu na última semana e, até então, Criciúma é o único município da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) presente na categoria.
A classificação beneficia o município de Criciúma com o aumento de projetos, além de indicar que a cidade atende as expectativas do MTur. “O Mapa de Regionalização do Turismo é um sistema que o Ministério do Turismo faz para avaliar a capacidade turística de cada município, o que cada município está fazendo, no que está investindo, como operacionaliza. Com base nessas orientações, tem um critério de nota e, assim, cada município vai recebendo a sua nota e a sua classificação no programa”, explica o diretor de Turismo da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Ismail Ahmad Ismail. Saiba mais sobre o Mapa de Regionalização do Turismo clicando aqui.





Fonte: https://www.engeplus.com.br/noticia/geral/2023/resgate-historico-criciuma-tera-estacao-e-passeios-de-trem-com-saida-do-rio-maina-conheca-o-projeto#4